Este espaço foi criado para servir de apoio ao Curso de Formação "Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB" e destinado a docentes do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Seja bem vindo!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Planificação - Rui Ferreira - Agrp. Esc. Taveiro
Aqui fica a minha planificação. Bom Natal e um bom ano para todos.
Aqui está o meu trabalho!!!
CLIQUE AQUI -> Planificação TIC
FELIZ NATAL
Estou de FÉRIAS!!!!
Cremilde Roseiro
CLIQUE AQUI -> Planificação TIC
FELIZ NATAL
Estou de FÉRIAS!!!!
Cremilde Roseiro
Planificação com as TIC
Planificação com as TIC AQUI
Boas Festas
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Partilha da planificação
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1Mfe3L5NLGLNTFhNjY3MDItOTgxOS00NmVhLWIxMjItNDEwNzQ0NDVjY2Q2&hl=pt_PT
Feliz Natal, com muita paz!
Helena Marques
Feliz Natal, com muita paz!
Helena Marques
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B6wX5CwQ2yNQYTI1MWNmZTMtNzBkMy00ZjdkLWIxYjAtYTk1YmU0MjI5YmJk&hl=pt_PT&authkey=CK3J0csC
Alguém que me ajude?!!!
Não sei se estou a fazer bem!
Não importa, a errar também se aprende...
Feliz Natal para todos!
Alguém que me ajude?!!!
Não sei se estou a fazer bem!
Não importa, a errar também se aprende...
Feliz Natal para todos!
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Data de publicação/envio dos trabalhos finais
Olá a todos!
Escrevo para vos recordar que aqui no blogue da formação encontram os “descritores de nível de desempenho” (clique aqui para os consultar). Estes descritores encontram-se no nosso blogue desde a primeira sessão na página "Avaliação".
Recordo também que a data limite para entrega dos trabalhos finais é o dia 22/12/2010 às 23h 59m.
Bom trabalho.
() Ana Rodrigues
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Última sessão
Olá a todos!
Tal como combinado aqui fica mais um exemplo de trabalho final. Clique aqui.
Também está disponível na página “Materiais das Sessões”.
A sessão de hoje vai incidir sobre o trabalho final. Em pequenos grupos vamos reflectir, partilhar intenções, perspectivas, experiências, saberes, dúvidas, …, tudo sobre a integração das TIC em contexto educativo. Também vamos "espreitar" o currículo e reflectir sobre algumas competências gerais, à luz do que experieciámos neste curso.
Temos que reservar alguns minutos para a avaliação.
Fica desde já assente que a versão definitiva dos trabalhos finais será para entregar até à próxima 6ª feira, dia 17 de Dezembro.
Até logo!
Tal como combinado aqui fica mais um exemplo de trabalho final. Clique aqui.
Também está disponível na página “Materiais das Sessões”.
A sessão de hoje vai incidir sobre o trabalho final. Em pequenos grupos vamos reflectir, partilhar intenções, perspectivas, experiências, saberes, dúvidas, …, tudo sobre a integração das TIC em contexto educativo. Também vamos "espreitar" o currículo e reflectir sobre algumas competências gerais, à luz do que experieciámos neste curso.
Temos que reservar alguns minutos para a avaliação.
Fica desde já assente que a versão definitiva dos trabalhos finais será para entregar até à próxima 6ª feira, dia 17 de Dezembro.
Até logo!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Ver o Inverno...
Querem ver o Inverno?
Ana Lúcia, Catarina Iglésias, Maria Alexandra
Noddy no Photostory
O nosso grupo de "realizadores amadores" produziu este pequeno filme como sendo o 1º de muitos êxitos futuros deste trio.
Realizadores: Rui Ferreira; Albertina António; Luisa Simões
Realizadores: Rui Ferreira; Albertina António; Luisa Simões
André Letria
Gostávamos de dar a conhecer algumas (muito poucas) ilustrações do André Letria...
Esperamos que gostem e que fiquem curiosos para conhecer um pouco mais da sua obra!
Ana Lúcia, Catarina Iglésias & Maria Alexandra
Exercício Matemáticos - Partilha de materiais
Recebi um mail de uma colega com este site bastante interessante sobre exercícios matemáticos. Aproveito para partilhá-lo convosco e treinar a inserção de hiperligações nas mensagens.
Rui Ferreira - Agrup. Escolas de Taveiro
http://bi.gave.min-edu.pt/bi/1eb/840/
Rui Ferreira - Agrup. Escolas de Taveiro
http://bi.gave.min-edu.pt/bi/1eb/840/
Utilização do Photostory em contexto educativo (um exemplo)
Aqui fica a minha experiência com o Photostory. É um programa gratuito da Microsoft e que equipa os computadores Magalhães. Tem uma interface bastante intuitiva que permite a qualquer pessoa, sem grandes conhecimentos na utilização deste tipo de software, levar a cabo trabalhos bastante interessantes e motivantes com os seus alunos.
Rui Ferreira - Agrup. Escolas de Taveiro
domingo, 5 de dezembro de 2010
Recursos pedagógicos
Depois de pesquisar um pouco nos sítios indicados pela formadora Ana, fica-se com a sensação da inesgotabilidade dos recursos que a internet nos proporciona. Um mundo novo de ferramentas e ideias para aulas mais interactivas e interessantes, só nos falta rentabilizar melhor estes recursos e quebrar algumas regras que nos instituímos na nossa prática pedagógica.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Dependência na Internet
O tempo exagerado que as crianças passam na Internet é motivo de preocupação para muitos Pais.
O que podem fazer para resolver ou evitar esta situação?
Ana Cristina
Maria Hermínia
O que podem fazer para resolver ou evitar esta situação?
- Estar atento a sinais de alerta: irritação, baixa auto-estima, cansaço, baixa de rendimento escolar...
- Estabelecer e definir regras de utilização.
- Os Pais devem acompanhar os seus filhos na utilização que estes fazem da Internet.
- Desviar a sua atenção para outros centros de interesse, nomeadamente actividades lúdicas/desportivas.
Ana Cristina
Maria Hermínia
Segurança na net / Correio electrónico
Vantagens:
- Permite comunicar com um grande número de pessoas, ao mesmo tempo,com rapidez, sem custos e sem intermediários.....
Perigos:
- Propagação rápida de vírus;
- Phishing - processo fraudulento, que permite "pescar"informação dos utilizadores( engenharia social- técnica de encorajamento).
Cuidados:
- Ter filtro anti- spam activado( software que detecta ms de spam e bloqueia-as)
- Manter o antivírus activado e actualizado.
- Recorrer a email cifrados( software que codifica os dados do remetente para o receptor)
- Criar uma conta familiar
Ana Paula Pereira
Maria Alexandra Marques
Maria Isilda Rooke de Lima
- Permite comunicar com um grande número de pessoas, ao mesmo tempo,com rapidez, sem custos e sem intermediários.....
Perigos:
- Propagação rápida de vírus;
- Phishing - processo fraudulento, que permite "pescar"informação dos utilizadores( engenharia social- técnica de encorajamento).
Cuidados:
- Ter filtro anti- spam activado( software que detecta ms de spam e bloqueia-as)
- Manter o antivírus activado e actualizado.
- Recorrer a email cifrados( software que codifica os dados do remetente para o receptor)
- Criar uma conta familiar
Ana Paula Pereira
Maria Alexandra Marques
Maria Isilda Rooke de Lima
Segurança na Net - Phishing
Definição:
O phishing é uma forma de " pescar" infomações pessoais e confidenciais de dados do utilizador.
Como actuam:
Geralmente é feito através de spam e mensagens pessoais ou fazendo-se passar por empresas legitimas, tipo bancos, serviços de pagamentos online...
Táticas:
as mensagens alegam que o utilizador necessita de validar ou actualizar contas ou informações pessoais chegando a ameaçar com consequencias negativas para o utilizador. Há uma manipulação do utilizador.
Cuidados a ter:
não clikar em links de mensagens que peçam informação pessoal ou financeira;
não enviar informações pessoais ou finaceiras por e-mail, uma empresa legitima nunca pede esses dados por e-mail;
usar software antivirus e mantê-lo actualizados;
há virus que enviam e-mail atraves de remetentes familiares.
Os telemóveis
Olá somos o bando dos 7's.
Estivemos a investigar o uso e "abuso" dos telemóveis.
Muito cuidado porque o seu uso pode não ser "inocente" por parte de quem nos liga. Nomes como cyberbullying, spam normalmente associados à internet também estão disponíveis nos telemóveis. Neste sentido, desligue o bluetooth quando não necessitar dele, pois outros poderão aceder ao seu telemóvel. Também o pode configurar como "oculto" ficando assim salvaguardado de possíveis ameaças.
Qualquer outro assunto pertinente, POR FAVOR, NÃO HESITE LIGUE PARA:
Cremilde, Rui e Isabel (Bando dos 7's)
Estivemos a investigar o uso e "abuso" dos telemóveis.
Muito cuidado porque o seu uso pode não ser "inocente" por parte de quem nos liga. Nomes como cyberbullying, spam normalmente associados à internet também estão disponíveis nos telemóveis. Neste sentido, desligue o bluetooth quando não necessitar dele, pois outros poderão aceder ao seu telemóvel. Também o pode configurar como "oculto" ficando assim salvaguardado de possíveis ameaças.
Qualquer outro assunto pertinente, POR FAVOR, NÃO HESITE LIGUE PARA:
Cremilde, Rui e Isabel (Bando dos 7's)
Segurança nos computadores
Escolhemos segurança nos computadores, achámos pertinentes, os seguintes aspectos:
ter programas actualizados e recentes no nosso computador;
o uso de anti-vírus, anti spyware e o firewall são imprecindíveis;
fazer cópias de segurança dos nossos documentos.
Maria da Ascensão Nunes Tomé
José Manuel da Costa Martins
ter programas actualizados e recentes no nosso computador;
o uso de anti-vírus, anti spyware e o firewall são imprecindíveis;
fazer cópias de segurança dos nossos documentos.
Maria da Ascensão Nunes Tomé
José Manuel da Costa Martins
Dependência da Internet
A questão da dependência da Internet deve ser alvo da atenção das famílias e da Escola.
Esta questão não se resolve com a proibição de acesso/utilização da Internet, mas antes com o estabelecimento de regras de utilização, bem como com a estimulação da prática de actividades alternativas gratificantes (desporto, leitura, cinema, teatro, convívio social, etc.).
Ana Lúcia, Catarina & Maria do Céu
Comentários - Exploração de redes sociais
-Colocar o perfil como privado - Os dados apenas constam da lista de amigos o que não expõe a diversos perigos;
- Não aceitar conhecer amigos virtuais pessoalmente - Nem sempre as pessoas são quem dizem ser. Frequentemente falsificam os dados pessoais para se tornarem predadores.
- Não colocar informações sobre terceiros - A colocação de informação falsa sobre alguém pode trazer-lhe problemas sociais e levar à depressão, entre outras situções.
Carlos Dias
Cláudia Geitoeira
Helena Marques
- Não aceitar conhecer amigos virtuais pessoalmente - Nem sempre as pessoas são quem dizem ser. Frequentemente falsificam os dados pessoais para se tornarem predadores.
- Não colocar informações sobre terceiros - A colocação de informação falsa sobre alguém pode trazer-lhe problemas sociais e levar à depressão, entre outras situções.
Carlos Dias
Cláudia Geitoeira
Helena Marques
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
tecnologia ou metodologia?
Este é um bom tema de reflexão .
O filme retrata bem a realidade de muitas das nossas escolas...
O filme retrata bem a realidade de muitas das nossas escolas...
Subscrever:
Mensagens (Atom)